Haras FB . Cavalos Desportivos . Brasileiro de Hipismo e Importados
O HARAS FB disponibiliza aqui no Brasil o sêmen deste superbo garanhão!

CHACCLAND, CHACFLY, CRAZY QUICK, MISS UNTOUCHABLE, CHACCO’S SON, CHACON, EXPLOSION W, BLUE MOVIE, CHATINUE, CHACCOMO, CHALOUBET, CHALANDA, CHACITO, CHACCO BOY, CHACCLAND, CHACON, CHAQUILOT, CHACCOLINO, JET RUN e muitos e muitos outros.

Como se sabe, o desaparecimento precoce deste reprodutor em 2010 ainda quando estava em alto nível de competição nas provas de Copa do Mundo e o subsequente recolhimento das palhetas de sêmen dele do mercado mundial pelo seu proprietário, o Stud Lewitz de Paul Schockemöhle fizeram com que houvesse uma incrível demanda pelo sêmen do CHACCO BLUE quando seus filhos mais velhos começaram a saltar as provas de 1:50m e 1:60m.

Atualmente seus filhos estão entre os cavalos mais valorizados do mundo e a cada semana seus potros e embriões batem recordes de valor em Leilões pela Europa inteira, uma vez que é praticamente impossível se adquirir uma palheta de sêmen deste garanhão em qualquer lugar do mundo.

Para mais informações sobre a carreira de CHACCO BLUE e as sugestões de cruzamento, clique no link abaixo:

Por conta disso, o HARAS FB, visionariamente já percebendo a alta qualidade deste garanhão, fez uma importação em 2010 - antes do falecimento de CHACCO BLUE de palhetas dele e do garanhão DIARADO - à época recém aprovado na Holsteiner e trouxe estes dois expoentes genéticos para o Brasil.

O HARAS FB produziu vários filhos de CHACCO BLUE aqui no Brasil pela técnica clássica de Inseminação Artificial que foram sendo ofertados e comercializados com nossos clientes por estes anos - inclusive nossa matriz HFB CALIDA BLUE (Chacco Blue x Calido) - mas ficou com bem poucas palhetas guardadas como reserva genética conforme os filhos de CHACCO BLUE subiam vertiginosamente no Ranking FEI de salto.

Agora os criadores brasileiros interessados em obter um produto deste garanhão já podem fazer isso com a ajuda da biotecnologia avançada da reprodução!

 

O QUE É ICSI???? É uma técnica de fertilização amplamente conhecida e utilizada a muito tempo em bovinos e também no ser humano, mas a obtenção de resultados realmente positivos na égua, por muitos anos foi um desafio.

Só nos anos recentes e com muita pesquisa, a ICSI tem dado resultados positivos no equino. A união entre o óvulo (oócito) aspirado da égua doadora e o espermatozoide é realizada através da injeção intracitoplasmática de espermatozoide, ou seja, da ICSI - em laboratório. Para introduzir o espermatozoide no óvulo é utilizada uma pipeta minúscula utilizando técnicos e equipamento altamente especializados. Após a introdução do espermatozoide, observa-se o processo natural de óvulo fecundado a estágio de embrião. O período dessa evolução em laboratório é de até 5 a 6 dias, quando o embrião atinge o estágio de blastocisto e está pronto para ser implantado no útero da receptora. São necessárias muitas tentativas para que um embrião se desenvolva bem e por consequencia, quanto maior a quantidade de oócitos obtida por aspiração da matriz doadora, maior a chance de se obter um embrião viável.

Como é necessário apenas um espermatozóide viável por oócito para que o laboratório de biotecnologia da reprodução possa proceder esta técnica, uma palheta de sêmen que seria gasta em uma única tentativa de inseminação em uma égua, pode ser seccionada em varias pequenas partes, que são descongeladas uma a uma e os espermatozóides implantados em vários oócitos ao mesmo tempo, com uma ótima taxa de aproveitamento de palhetas de semen de garanhões raros, como é o caso de CHACCO BLUE.

Por conta disto, o HARAS FB disponibilizou a suas palhetas de CHACCO BLUE no mais importante laboratório de Biotecnologia da Reprodução da América do Sul - a INVITRO CLONAGEM ANIMAL, que já a vários anos está na dianteira da técnica de ICSI em equinos e já tem vários produtos nascidos por esta técnica, inclusive uma fêmea do próprio CHACCO BLUE que nasceu agora em Julho de 2019.

ÉGUAS DOADORAS - Qualquer égua em estado nutricional bom e ótimo, de qualquer idade pode ser doadora de oócitos. Animais mais jovens geralmente tem células reprodutivas mais jovens e por consequência geralmente produzem melhor.

As éguas não precisam estar no cio, pode ser feito em éguas que estejam em competição e trabalhando. Geralmente em uma semana os animais podem retornar ao trabalho.

Se a égua já for uma égua de cria, existe a possibilidade de implantação do embrião na própria égua depois da manipulação laboratorial.

A ASPIRAÇÃO FOLICULAR
A aspiração folicular tem o objetivo de recuperar os óvulos de matrizes de alto potencial genético, que não podem mais gestar ou produzir embriões, porem uma de suas principais aplicações é a utilização racional de sêmen de baixa fertilidade ou com pouca disponibilidade.

Os oócitos são recuperados diretamente dos ovários das éguas via aspiração transvaginal (técnica semelhante à usada em mulheres). A aspiração é feita com uma agulha longa guiada por um ultrassom via vaginal. O procedimento é realizado com a égua em pé sob sedação.
Normalmente todos os folículos (maduros e imaturos) presentes nos ovários são aspirados. A égua não precisa estar ciclando ou ser preparada com hormônios antes da aspiração.
O número de óvulos recuperados depende de quantos folículos a égua tem no momento da aspiração (pode variar muito, de 1 a mais de 15), e a taxa de recuperação varia bastante de égua para égua.
Os oócitos recuperados são enviados ao laboratório para a realização de Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoide (ICSI).

As aspirações foliculares são feitas por Equipes treinadas nomeadas pelo Laboratório que vai proceder a ICSI e serão sempre feitas nas Centrais Parceiras.

Existem riscos?
Como toda técnica invasiva, existem riscos. O proprietário deve estar ciente de tais riscos. Apesar de serem de rara ocorrência eles são: abcesso ovariano, peritonite ehematoma ovariano .

COMO POSSO OBTER MEU PRODUTO CHACCO BLUE?

Importante citar inicialmente que o HARAS FB é responsável apenas pela disponibilização do sêmen congelado para o cliente, recebendo o valor da cobertura nas condições contratuais. Os custos de aspiração de folículos, logística das éguas doadoras, custos nas Centrais Parceiras, receptoras e custo do procedimento de ICSI no laboratório são contratados e pagos diretamente com estes prestadores de serviço.

CONDIÇÕES GERAIS:

Para que sua égua entre neste projeto, alguns requisitos devem ser observados:

* Assinatura dos contratos com todos os Envolvidos. Há um contrato de venda do sêmen com o HARAS FB, um contrato de ICSI com o Laboratório de Biotecnologia e um contrato com a Central onde os oócitos serão aspirados e as receptoras arrendadas.

Com relação à disponibilização do sêmen CHACCO BLUE:

O valor da cobertura será pago à vista na entrega do embrião pelo laboratório de biotecnologia aos 90 dias de idade.

Haverá uma taxa de descongelamento de palheta por égua e por tentativa que deve ser depositada antes de sua matriz ter os oócitos aspirados.

Só haverá o descongelamento de fragmento de palheta se houver um mínimo de 10 matrizes por tentativa. As tentativas serão em princípio mensais e se houver muita demanda, poderemos dividir em mais aspirações no mesmo mês, especialmente nos meses das férias das matrizes de Esporte (DEZ, JAN e FEV)

Para cada tentativa nominaremos de duas à três Centrais de Reprodução para receber as matrizes de locais diferentes e prepara-las para e chegada das Equipes de Aspiração. A maioria das coletas será em São Paulo. Se houver demanda em outros estados com numero suficiente de éguas, pode-se tentar organizar uma coleta em uma Central do referido Estado e despacho dos oócitos resfriados para o Laboratório em São Paulo.

As Centrais parceiras atuais são: Centro de Reprodução e Haras TOK, EQUICENTER, GENETIC JUMP e Centro de Reprodução e Haras CRUZ. Outras Centrais que tenham os requisitos necessarios para receber as matrizes e a Equipe de Aspiração podem ser agregadas nesta lista.

Para valores, mais informações e recebimento dos contratos por favor nos contate!

Dra. Adriana Busato - adriana@harasfb.com.br

Fone/WhatsApp: 41 99972-6362

Facebook: https://www.facebook.com/CAVALOSDESPORTIVOS/

Instagram: https://www.instagram.com/harasfb/

 

Documento sem título

Home | Histórico | Instalações | Equipe | Dra. Adriana | Artigos | Localização | Contato | Animais à Venda
Éguas em competição | Matrizes | Pensionato e Estadia | Assessoria Técnica

Todos os direitos reservados - Haras FB | Site desenvolvido pela Jota Design