Haras FB . Cavalos Desportivos . Brasileiro de Hipismo e Importados

O HARAS FB começou a partir de 1986. A partir de uma propriedade já de posse da família, a proprietária, a amazona Adriana Busato, ao entrar para o Curso de Graduação em Medicina Veterinária, deu início à criação de cavalos desportivos. O começo se deu meramente ao acaso, quando uma égua de salto de Adriana se acidentou e não pode mais competir. Esta égua foi enviada para cobrir com com um dos poucos garanhões importados disponíveis na época - Cortino Joter - e deu origem ao 1º produto do HARAS FB oficialmente registrado.
A partir daí, muitos investimentos foram feitos tanto materialmente - no sentido de construir instalações modernas e funcionais para alojar o HARAS FB, como no estudo profundo de linhagens e tipos desportivos para posterior importação das matrizes da Alemanha, Bélgica e Holanda. Ainda, como veterinária, Adriana Busato se especializou em genética e criação profissional de eqüinos, com vários Cursos no exterior e atuando por mais de 14 anos como Professora de Equídeocultura e de outras matérias na Pontifícia Universidade Católica - PUC-PR.

O HARAS FB não possui garanhões, porque acreditamos que - com as poucas e escolhidas matrizes que temos - o ideal é estudá-las a fundo para poder encontrar um garanhão que sirva especificamente para cada uma. Assim, para as inseminações artificiais (IA) utilizamos sêmen importado por nós mesmos dos melhores reprodutores da atualidade e para as transferências de embrião (TE) utilizamos os melhores garanhões disponíveis no Brasil.

Nossas linhagens e os garanhões que utilizamos são um pouco diferentes do que ainda está presente no mercado brasileiro porque anualmente fazemos novas importações de sêmen do que há de mais moderno e confirmado em cavalos desportivos à nível mundial e sempre tentamos ser os primeiros a colocar no mercado brasileiro estes produtos. Nossa criação é conhecida respeitada na Europa já a anos e já em 2006 tivemos artigo publicados sobre nosso criatório nas publicações da Associação Hannoveriana da Alemanha.

Em Abril de 2007 a Dra Adriana Busato deu uma longa entrevista para a principal Revista de Criação de Cavalos Desportivos Internacional: a Breeding News Magazine for Sport Horses, onde falou sobre a filosofia de criação do Haras FB e sobre a criação do cavalo de esporte no Brasil.

Leia abaixo o artigo:
:: BREEDING NEWS FOR SPORT HORSES MAGAZINE 04/07

Em 2009 tivemos um um animal de nossa criação vencedor do Ranking Brasileiro de Cavalos Novos de 7 anos, HFB-REVENGE exportado para a Bélgica onde o mesmo foi aprovado garanhão na seleção do Studbook Zangershide e hoje cobre sob o nome de HFB-REVENGE Z no importante Studbook.

Atualmente o HARAS FB segue sua filosofia de ser um Haras de ponta na produção de cavalos esportivos e muitos de seus produtos vem tendo excelentes resultados nas pistas , o que seguidamente classifica nosso haras entre os 10 melhores criatórios nacionais no Ranking da Associação do Cavalo Brasileiro de Hipismo. Já produzimos animais Campeões Estaduais, Brasileiros e dos Rankins Nacionais de cavalos novos de diversas idades, como HFB-RAMONA, HFB-REVENGE, HFB-GIBRALTAR, HFB-GÁLICO, HFB-DELANO....Sendo que um dos animais criados aqui, HFB-RESTLESS (Ritual Jmen x Silvio I) - montado pelo cavaleiro César Almeida - está dentro da listagem dos 15 cavalos nacionais pré-selecionados para o projeto Olímpico 2015 da Confederação Brasileira de Hipismo, o que nos enche de orgulho e nos dá a certeza de estarmos no caminho certo.

 
Documento sem título

Home | Histórico | Instalações | Equipe | Dra. Adriana | Artigos | Localização | Contato | Animais à Venda
Éguas em competição | Matrizes | Pensionato e Estadia | Assessoria Técnica

Todos os direitos reservados - Haras FB | Site desenvolvido pela Jota Design